1º de Agosto dia mundial do Aleitamento Materno

Alimentação Amamentação Eventos Saúde POR: Miriam Cristina 1 ago 2016
Foto de quando Pedro estava com 1 mês de vida

Hoje, 06/08, é o dia mundial da amamentação (data comemorada dentro da semana Mundial de Aleitamente Materno, entre os dias 1º e 07 de agosto). A data foi criada em 1992 pela WABA (World Alliance for Breastfeeding Action), com o propósito de promover o aleitamento materno natural e a criação de bancos de leite (para crianças que não tem condições de serem alimentadas por suas mães), a fim de combater a desnutrição infantil, proporcionando melhor qualidade de vida para os bebês e mamães. 


Já é sabido que o processo de amamentação traz inúmeros benefícios para mamãe e o bebê, como, por exemplo, redução de peso após o parto, reduz o risco de câncer de mama e ovários, diminui o risco de morte por artrite reumática, estimula o contato físico entre mãe e filho, protege a criança de inúmeras doenças, como as infecções respiratórias, evita casos de diarreia e o seu agravamento,  diminui os riscos de alergias, faz com que as crianças apresentem pressões arteriais mais baixas, menores níveis de colesterol e uma redução do risco de desenvolver obesidade e diabetes tipo 2, e, o melhor, está sempre pronto na hora e onde quiser, com a temperatura ideal.
O leite materno é completo, o que significa que até os seis meses de vida a criança não precisa receber nenhum outro alimento.  A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam que as crianças sejam alimentadas exclusivamente com leite materno nos primeiros seis meses de vida e que, a partir de então, a amamentação seja mantida por dois anos ou mais, juntamente com alimentos complementares adequados.
 
Mas devemos sempre guardar que este processo é fisiológico e natural e, no entanto, precisa ser aprendido e preparado, como, por exemplo, preparar os seios (o que fazer e não fazer).
 
Apesar de muita gente afirmar/achar que o leite pode ser fraco, isso não é verdade. Todas as mamães que amamentam apresentam leite capaz de nutrir e proteger sua criança, assim, não é necessário adicionar nenhum produto à alimentação no início da vida de um bebê.
Para as mamães que não conseguem amamentar, existem os bancos de leite que são mantidos graças às doações de inúmeras mulheres.
Iniciativas como a Semana Mundial de Aleitamento Materno e o Dia Mundial da Amamentação são essenciais para garantir a conscientização da sociedade sobre a importância da amamentação.

Beijos queridos e até o próximo post! 🙂

Deixe seu comentário

You must be logged in to post a comment.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.


1 Comentário