Exercícios fisioterápicos na água são ótimos aliados para as gestantes

atividades Bem-estar Cuidados Dicas exercicios gravidez Gravidez Saúde POR: Miriam Cristina 10 Maio 2017
Um mundo novo e cheio de descobertas! É assim a vida de uma mulher quando engravida. Os próximos meses são de grandes transformações, não só na rotina da casa e no dia-a-dia dos pais, mas também no corpo dessa mãe que ‘nasce’. Tudo para receber e melhor desenvolver essa criança.
Hormônios aflorados, novas medidas e enjoos são algumas modificações com as quais a mulher terá que lidar. É uma fase deliciosa, mas, que pode trazer alguns desconfortos, como dor lombar e inchaço nos pés. Para contribuir com a qualidade de vida das futuras mamães, a hidroterapia surge como uma importante aliada.
Segundo o fisioterapeuta Rogério Celso Ferreira, da Fisior Hidroterapia, de Belo Horizonte (MG), com exercícios e técnicas específicas para as gestantes, a hidroterapia favorece a grávida promovendo uma adequada adaptação metabólica e estrutural do corpo para que a postura na gestação não se torne um problema futuramente.
“A lombalgia, ou dor lombar, muitas vezes, pode limitar a rotina da gestante, levando a uma incapacidade motora. A fisioterapia na água diminui em grandes níveis essa dor. Já o inchaço, consequência da retenção de líquido e do aumento do tamanho do útero, também pode ser amenizado pela hidroterapia, por meio da pressão que a água faz na parte de baixo do corpo. Com isso há um aumento do retorno venoso, da circulação linfática e, consequentemente, uma diminuição do inchaço durante a gravidez, além de uma melhor nutrição do bebê”, explica o fisioterapeuta.
Além desses benefícios, a hidroterapia ainda possibilita a realização de exercícios com mais facilidade, promove fortalecimento muscular, melhora a respiração, proporciona alongamento e relaxamento muscular, alivia as tensões ocasionadas pela mudança postural da gestante, ativa a função intestinal e reduz a perda de urina involuntária por esforço.
 
Mais informação sobre a hidroterapia
União das palavras gregas hydro (água) e therapeia (cura), a hidroterapia é uma especialidade da fisioterapia que se baseia nos princípios mecânicos e térmicos da água aquecida de uma piscina terapêutica. Os efeitos da imersão corporal associados aos exercícios fisioterápicos provocam diversos estímulos, ativando o sistema imunológico, melhorando a circulação e diminuindo a sensação dolorosa. A água aquecida faz o corpo vivenciar situações, sensações e estímulos únicos, contribuindo de maneira significativa para a reabilitação motora do ser humano.
 
Fisior Hidroterapia – Rogério Celso Ferreira e Ana Paula Oliveira
Rua Padre Marinho, 15, Santa Efigênia, Belo Horizonte (MG) // (31) 3055-3555
Instagram: @fisiorhidroterapia

 

Fonte: Mariana Moreira – Ampla Comunicação

Deixe seu comentário

You must be logged in to post a comment.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.