Os 10 primeiros sintomas mais comuns de gravidez

Os primeiros sinais e sintomas de gravidez podem surgir antes do atraso da menstruação, e, só as mulheres que estão muito atentas ao seu corpo ou que estão tentando engravidar, podem perceber. Isso mesmo, algumas mulheres, e isso aconteceu comigo, conseguem perceber que estão grávidas logo após a concepção. Já para a maioria, tais indicativos podem passar desapercebidos.
Já, para a maioria, os sintomas só começam a aparecer quando o óvulo fertilizado se implanta na parede uterina, dias depois de fertilização ter acontecido. Para algumas, a gravidez pode passar completamente despercebida, e só desconfiam quando acontece o atraso menstrual.

Importante lembrar que estes sintomas podem ser confundidos com a TPM e, ainda, é importante salientar que os sinais e sintomas de gravidez não são os mesmos para todas as mulheres. Desta forma, a melhor maneira de confirmar se você está grávida é fazendo um teste de gravidez.

Os 11 primeiros sintomas mais comuns que podem surgir são:

1 Corrimento vaginal cor-de-rosa
O corrimento vaginal rosa é um dos primeiros sinais de gravidez. Quando o óvulo é fecundado, pode haver um leve corrimento cor-de-rosa. A secreção rosa nada mais é do que o corrimento normal que a mulher apresenta (excesso de muco vaginal) com vestígios de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero. É normal e pode aparecer poucos minutos após a relação sexual ou até três dias depois, já que o espermatozoide permanece dentro do organismo feminino por esse período.

2 Cólicas leves
Poderá aparecer uma leve cólica parecida ao do período menstrual e, normalmente, ela vem acompanhada de uma dor abdominal. Isso ocorre porque o óvulo fecundado aumenta o fluxo de sangue na região pélvica e os hormônios femininos agem para preservar o embrião.

3 Alteração das mamas
As mamas podem ficar mais sensíveis  e maiores com a sensação de  inchaço, isto se deve à atuação dos hormônios que estimulam as glândulas mamárias, preparando a mulher para a amamentação. Às vezes, o simples ato de tocar nos seios torna-se incômodo. Este sintoma pode surgir com apenas uma ou duas semanas de gestação

O escurecimento dos mamilos, ou se as veias ao redor dos seios se tornarem mais notáveis, também pode ser mais um sinal de gravidez.

4 Vontade de fazer xixi a toda hora 
Com o aumento da progesterona, há aumento da frequência urinária. Este é um sintoma de gravidez que surge precocemente e dura até o final da gestação. 

5 Cansaço e sono
Devido às alterações hormonais, a sensação de cansaço (e até mesmo da necessidade de dormir mais) pode surgir logo nas primeiras semanas de gravidez.

 Enjoos
Enjoos e vômitos são os clássicos dentre os sintomas da gravidez. Com sorte, só aparecerá algumas semanas depois da concepção. As mais sortudas chegam a não ter nem um pingo de enjoo a gravidez inteira, porém, tem aquelas que os sentem até o final da gravidez. O enjoo pode aparecer a qualquer hora do dia e costuma piorar quando o estômago está vazio. 

7 Tontura
Este é outro sintoma clássico da gravidez. A tontura ocorre por causa da queda da pressão arterial, da redução da glicose no sangue e da má alimentação devido aos enjoos e vômitos frequentes. Elas surgem logo nas primeiras semanas de gravidez, mas tendem a diminuir a partir da 20ª semana de gestação.

8 Hábitos alimentares alterados
O desejo por certas comidas nas primeiras semanas de gestação é um dos sintomas mais clichés da gravidez. Contudo, algumas mulheres sequer conseguem comer, perdem totalmente o apetite, assim, da mesma forma que ocorre o desejo por alguns alimentos, a aversão a alguns deles também surge.

9 Aversão a cheiros fortes
É muito comum que no início da gravidez a mulher tenha aversão a cheiros fortes. Este sintoma pode surgir antes das duas semanas de gravidez.

10 Atraso menstrual
Se você tem ciclos menstruais regulares e a menstruação está atrasada, vale a pena fazer um teste de gravidez

O atraso na menstruação é o sinal mais garantido de gravidez no caso de mulheres que têm ciclos regulares. 

Todos estes sinais e sintomas de gravidez sugerem a existência de uma gravidez, mas não servem para confirmá-la ou descartá-la, são apenas alguns bons indícios que pode haver um bebê a caminho. Algumas mulheres apresentam apenas um ou dois sintomas inicias de gravidez, enquanto outras podem apresentar quase todos os sintomas descritos acima.

Importante ressaltar que nenhum dos sinais ou sintomas acima é exclusivo de gravidez. Para ter certeza e tirar a dúvida, só com um exame Beta HCG. O teste de farmácia também poderá ser feito. 

Espero que tenham gostado do post! Até o próximo! Beijos!!!!


Deixe seu comentário

You must be logged in to post a comment.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.