Receita de rosca caseira sem leite

Antes de qualquer coisa, quero pedir desculpas pra quem vem por aqui esperando coisa nova e não encontra nada rs. Minha falta de compromisso com o blog tem me incomodado muito, na verdade, ainda não consegui manter uma periodicidade dos posts, talvez porque a maternidade me demande muito tempo. Então, vamos atualizar!!!!

 

Gente, eu amo quitandas (rosca, bolo, paezinhos etc). E, como estou em dieta restritiva da proteína do leite de vaca e ovo, resolvi colocar a mão na massa e eu mesma fazer minhas quitandas sem leite. Olha, já saiu uma porção de coisas gostosas como, por exemplo, bolo de laranja, de chocolate, de banana, de coco, de cenoura. Rosca caseira, biscoito de fécula de batata, brioche e por aí vai. 

 


 

Mas, esta rosca aí da foto, em especial, ficou muito gostosa e resolvi compartilhar com vocês, já que é super fácil de fazer. Essa é a primeira receita da série “delicinha do Pedro”. 

 

 

 

 

Vamos lá:

 




 

1 pacote de Fermento biológico seco (12g)
1 xícara de leite de coco 
1/4 de xícara de azeite de oliva
1 colher de chá de sal
3 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de canela em pó
2 colheres de sopa de açúcar
margarina becel azul
açucar mascavo.
Modo de preparo:
Amorne o leite de coco, junto com o azeite de oliva (se ficar muito quente, irá matar o fermento biológico).
Em uma vasilha, junte a água morna com o fermento biológico e duas colheres de sopa de farinha de trigo, cubra e deixe descansar por 10 minutos ou até que a mistura espume.
Adicione o açúcar e uma pitada de sal e, aos poucos, vá adicionando a farinha de trigo, ½ xícara de cada vez e vá trabalhando a massa com a ajuda de uma espátula.
Quando não for mais possível mexer com a espátula, transfira a massa para uma superfície enfarinhada e vá adicionando o restante da farinha até que forme uma bola. Talvez você não use toda a farinha de trigo, talvez precise de mais um pouco. Sove a massa até ela ficar com uma textura meio aveludada.
Coloque a massa em uma vasilha untada com óleo, cubra com plástico e deixe descansar até dobrar de tamanho (o tempo que você deixará varia a depender do clima. Pode ficar cerca de 40 minutos, se for um dia quente, ou até 1 hora, em dia mais frio).
Até aí é tudo igual. Eu mudei o jeito de enrolar. Metade da massa eu enrolei em trança. E, a outra metade, eu enrolei como brioche
Em uma superfície enfarinhada, abra a massa com a ajuda de um rolo, de forma que fique fina e no formato de um retângulo.
Pincele com margarina becel azul (não contém leite), polvilhe com o açúcar mascavo e canela.
Enrole a massa, como se fosse um rocambole e deixe a abertura para baixo. Com uma faca afiada, corte a massa em fatias de cerca de 3 cm. Deve render cerca de 10 fatias.
Em uma assadeira untada com óleo, colocar as fatias com um espaço entre elas para permitir que cresçam. Ou você pode usar a assadeira redonda e colocar um bem próximo ao outro e ficar como no da foto. Pincele óleo em cima de cada uma e deixe descansar até dobrar de tamanho, enquanto o forno pré-aquece até 180ºC.
Leve ao forno por 30 minutos ou até que as fatias fiquem douradas e bom apetite!!!!
Espero que seja sucesso por aí!
Beijos!!!

 

Deixe seu comentário

You must be logged in to post a comment.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.