Meses x semanas de gravidez – Em qual mês realmente estou

Gravidez Planejamento Saúde Gestacional POR: Miriam Cristina 3 ago 2018

Quando se está grávida a pergunta que mais escuta é: de quantos meses?  

 

Mas, na verdade, esta conta não deve ser feita em meses, e sim, em semanas, já que os meses têm durações diferentes. Alguns terminam no dia 30, outros no dia 31 e tem, também, os anos que fevereiro tem 28 ou 29 dias.  Já as semanas não, elas são obrigatoriamente compostas por 7 dias.
 

Porém, calcular os meses x semanas também gera dúvidas e confusões e o motivo é porque os meses geralmente tem 4 semanas e 3 dias, outros 4 semanas e 2 dias, etc. 

 

Para esclarecer de vez essa dúvida e saber em qual mês ou semana você está, compartilho com vocês duas tabelas.  

 

 

Esta primeira tabela, recebi de uma seguidora e conta quando os meses se iniciam.  

 

 

E esta segunda tabela foi divulgada pelo Ministério da Saúde e que, inclusive, se encontra na caderneta da gestante do mesmo.  Essa tabela mostra a contagem quando finaliza o mês completo e não quando realmente entramos nele (ao contrario da outra) com pequenas diferenças de dias.

Ministério da Saúde

 Existem mil tabelas diferentes na internet e, na maioria dos casos, a diferença entre elas é só a interpretação.  Exemplo: A primeira tabela nos mostra que, com 26 e meia você está entrando para o 7°mes (fechou o sexto). Já na tabela do MS mostra que com 27 semanas e meia você está no 6º mês (fechou o sexto). Na verdade, com 27 e meia você está fechando o sexto mês e não entrando (iniciando o sétimo). Entende?! Rsrs.
 

Viu como é apenas questão de interpretação? Eu particularmente uso a primeira tabela e prefiro contar os meses quando realmente entrei nele. Acho bem confuso a tabela do MS, mas achei necessário trazê-la aqui para vocês, até mesmo para mostrar que é apenas uma questão de interpretação.   

 

Bjos